Mix de cadeiras: A nova tendência que vem fazendo sucesso na decoração contemporânea

A decoração contemporânea está cada vez mais livre de regras e paradigmas. Para comprovar isto, uma forte tendência vem marcando presença nas principais composições de designs de interiores de todo o mundo, o mix de cadeiras.

Substituindo as mobílias padronizadas e neutras, as cadeiras em formatos e cores diferentes, como as da marca Mandale Chair, têm garantido mais estilo e personalidade às salas de jantares.

Esta alternativa para inovar a mesa de jantar permite abusar da criatividade na hora de estabelecer a decoração, deixando o ambiente muito mais moderno e divertido.

Uma grande vantagem desta tendência é a possibilidade de substituir a peça com o passar do tempo, sem se preocupar em trocar toda a decoração, afinal, a proposta é contrastar.

Apesar da mistura ser bem livre, algumas dicas podem ajudar a tornar o ambiente mais harmônico, confira!

  1. Proporcionalidade

Disposto ao redor da mesa, o mix de cadeiras deve seguir exclusivamente uma mesma característica: a proporcionalidade.

É extremamente necessário que as cadeiras sejam diferentes, porém, que possuam em comum a mesma altura, a fim de que nenhum convidado fique em um nível abaixo ou acima do outro.

Desta forma também, o mix promove mais equilíbrio e interação, mesmo que as peças sejam totalmente distintas.

 

  1. Referencial

Embora o objetivo seja o contraste, vale a pena ter um referencial para escolher cada tipo de cadeira que irá compor o mix. O estilo da casa pode ser o ponto de partida, a fim de que esta proposta fique em sintonia com o restante da decoração.

Vale lembrar, que qualquer estilo está apto a integrar o mix, entretanto, os mais clássicos devem apostar em contrastes mais tênues como por exemplo, os degrades de tonalidades em cada peça.

 

  1. Elo

O mix nada mais é que a mistura de elementos diferentes, certo?! Entretanto, para que não remeta uma decoração de improviso pela falta de mobílias, é importante criar um elo nesta composição.

Esta ligação pode ser em um detalhe, como os pés do mesmo formato com assentos distintos, ou quem sabe um ponto de cor, mesmo que as estampas sejam completamente diferentes.

O importante é que estas peças sejam independentes, porém complementares!

Round dining table, various chairs and lantern-style lamp with open-plan kitchen in background

Sugestões de mix de cadeiras

O mix poder ser elaborado seguindo diversas possibilidades. As cores, materiais e designs das cadeiras Mandale Chair garantem esta flexibilidade, afinal, são mais de 5.000 produtos nacionais e internacionais, ampliando as opções.

Entre as principais propostas para compor o mix de cadeiras, podemos destacar:

Mesmo formato com cores diferentes

Neste mix, a referência é optar por cadeiras seguindo o mesmo design e material, entretanto, investir em cores ou estampas diferentes.

Para quem ainda tem medo de ousar, basta seguir uma cartela de cores, priorizando as quentes ou frias, a fim de conquistar um efeito degrade. Outra proposta é utilizar cores complementares, como por exemplo, o preto e branco.

Agora se sua casa já permite uma composição mais despojada, invista no colorido sem medo, nada mais moderno e divertido.

 

Cores iguais, formatos diferentes

Esta proposta é o oposto da anterior! Aqui as cores seguem o mesmo padrão ou tonalidade, porém, o design deve ser completamente diferente.

Neste formato de mix, dá para abusar dos designs diferenciados das cadeiras da Mandale Chair, afinal, há modelos bem distintos, mas repletos de beleza e estilo seguindo a mesma cor ou material.

Um jeito bem contemporâneo de compor este mix é misturar cadeiras mais modernas com alguns modelos retrô.

 

Modelos e cores diferentes

Aqui vai uma sugestão bem ousada para quem gosta de uma decoração mais irreverente, misture modelos e cores, sem limites e regras!

Como dito mais acima, é fundamental que haja uma ligação no mix, entretanto, esta ligação pode ser o próprio estilo da casa, que permite esse abuso de contraste.

Uma decoração mais moderna, seguindo um estilo industrial por exemplo, recebe bem esta proposta.

 

Como dispor o mix de cadeiras ao redor da mesa?

Agora que você já sabe como criar um mix priorizando determinada referência, veja também, opções para dispor estas cadeiras diferentes em modos bem criativos.

  • Destaque para as cadeiras da ponta: Um modelo de mix sem erros é diferenciar apenas as cadeiras das pontas da mesa. Além de o espaço ser maior, permitindo designs mais espaçosos e quem sabe até poltronas, desta forma você garante mais harmonia visual no seu mix.
  • Intercale: Intercalar as cadeiras é uma das formas mais comuns de dispor o mix e que certamente, valoriza ainda mais a diferença de cada cadeira.
  • Pares Espelhados: Aliando o contraste a coordenação, os pares espelhados podem ser bem favoráveis para quem ainda não quer se arriscar muito. A ideia é combinar os pares, seja um em frente ao outro, como também ao mesmo lado. Para isso você precisará de pelo menos dois jogos de cadeiras distintos, ou seja duas cadeiras de um modelo mais duas de outro.

Dica extra: Adicione mais recursos nesta mistura!

O mix de cadeiras proporciona a liberdade de acrescentar outras mobílias na sua composição, sem afetar a ideia principal, que é integrar as diferenças como estilo.

Utilizar bancos e até poltronas é uma ideia contemporânea, que ainda reforça o conforto e exclusividade do seu mix.

Para que o contraste entre a altura ou proporção não seja tão grande, você pode usá-los nos cantos da mesa, como a dica de disposição do mix mais acima.

E para garantir o melhor em design e qualidade das cadeiras, banco e poltronas, conte com a Mandale Chair, a primeira e única franquia de cadeiras do Brasil, fazendo história desde 2015 com os mais de cinco mil modelos de produtos nacionais e importados.

Com ela, certamente seu mix de cadeira será único e cheio de estilo!

Mandale Chair Franquia

Deixe uma resposta